Larasati - De Elizabeth Davis e Teresa Gentil

Resultado de um desafio colocado pela Fábrica das Artes do CCB à percussionista Elizabeth Davis e à compositora e multi-instrumentista Teresa Gentil, Larasati, ou Canções de Adormecer Estrelas é um espetáculo musical interactivo para crianças dos 3 meses aos 5 anos de idade, estreado no CCB no passado mês de Junho.

Pormenor do percurso de entrada para o espectáculo Larasati, ou Canções de Adormecer Estrelas.
(c)CCB/Manuel Ruas Moreira


Num ambiente intimista, acompanhados pelo piano preparado de Teresa Gentil, bebés e pais juntam-se a Elizabeh Davis para explorar o extraordinário conjunto/orquestra de percussão conhecido por Gamelão.

(c)CCB/Manuel Ruas Moreira


Oriundo da ilha de Java, na Indonésia, o Gamelão é composto por metalofones, xilofones, gongos e tambores, entre outros instrumentos de percussão que são habitualmente tocados em comunidade.

"Três canções de ninar. Três países: Indonésia, Inglaterra e Portugal.
Três meninas: Elizabeth, Teresa e Larasati (que significa, em Português, menina bonita. É o nome dado ao Gamelão do museu do Oriente, que vem ao CCB).
Canções de Adormecer Estrelas é um espetáculo musical interativo para bebés, que explora timbres e texturas resultantes do interlaçar das melodias de três canções distintas, mas compostas com o mesmo propósito: fazer adormecer."

- Sinopse do espectáculo, retirada do programa de atividades da Fábrica das Artes do CCB para a temporada 2016/2017

Larasati, ou Canções de adormecer estrelas esteve em cena na Fábrica das Artes, entre os dias 1 e 12 de Junho de 2016, e desdobrou-se também numa oficina de experimentação e criação musical para jovens e adultos e numa formação integrada no programa Entre a Arte e a Educação.



Teresa Gentil em Larasati
(c)Manuel Ruas Moreira



Elizabeth Davis em Larasati
(c)Manuel Ruas Moreira






Comentários